Em 2014, a equipe da Antimatéria se aventurou a produzir uma revista digital interativa sobre ficção científica. Criada, a princípio, como um projeto acadêmico, a Antimatéria #42 tomou seus contornos finais apenas em 2015, sendo lançada oficialmente em fevereiro deste mesmo ano.

 

PROCESSO

A produção da Antimatéria #42 foi intensa. Diversas experiências foram feitas na tentativa de se extratir o máximo de interatividade do formato digital. A falta de experiência ao trabalhar neste formato nos custou um pouco caro e quase a Antimatéria não chegou nem a ser concluída, sendo jogada no vácuo do espaço-tempo dos projetos inacabados. Mas, com muita paciência, dedicação, café, ajuda dos mestres Jedi da Katachi Media (com seu Origami Engine) e muitas horas de trabalho, conseguimos passar pela nuvem de asteróides das incertezas e vislumbrar o nascimento deste pequeno ser digital.
A Antimatéria #42 foi criada não apenas para ser uma revista, mas para ser uma experiência informativa e sensorial no iPad.

 

#42

Uma longa jornada produz muitas perguntas. Quando a Antimatéria foi finalizada, diversas respostas já haviam sido semeadas em nossos corações, mas uma pergunta ainda restava: Qual será o número desta edição? A resposta mais óbvia: “número 1”, por ser a primeira ou talvez “número 0”, já que não era ainda uma revista “de verdade” (com previsão de edições posteriores). Sentimos que a Antimatéria era muito especial para ser apenas um ZERO, ela era a resposta para muitas questões.
Foi então que o #42 surgiu. O 42 é “a resposta para a vida, o universo e tudo mais”. Está no google. Mas antes de estar lá, foi mencionado pelo super computador “Pensador Profundo” (Deep Thought) em “O Guia Dos Mochileiros Das Galáxias” (The Hitchhikers Guide to the Galaxy), de Douglas Adams.

Perfeito.

A Antimatéria #42 está disponível para download aqui e funciona apenas em iPad. O projeto atualmente está suspenso por falta de recursos, mas desejamos criar outras edições da Antimatéria no futuro.

Abaixo, um resumo do que você vai encontrar na Antimatéria #42:

Braulio Tavares

A matéria principal da Antimatéria #42 é uma entrevista exclusiva com Braulio Tavares, escritor brasileiro e especialista em literatura de ficção científica e fantástica. Numa mescla de textos e vídeos, você poderá conhecer mais sobre a FC brasileira, descobrir novos e antigos autores do gênero e acessar a “Biblioteca do Autor”; uma seleção de livros feita pelo próprio Braulio Tavares.

Cinema de Ficção Científica brasileiro

Se você aceitar ser abduzido por uma nave alienígena, conhecerá muito mais sobre o cinema de ficção científica brasileiro. Não tenha medo! A viagem vai ser longa, mas a nave te deixará de volta são e salvo. Navegue uma linha do tempo que começa em 1940 e chega até os dias de hoje.

(por Alfredo Suppia)

Podcast: AntiSom

Na primeira edição do AntiSom, o podcast da Revista Antimatéria, convidados especiais conversam sobre a música lo-fi. Conheça mais sobre esse gênero que caminha com produções de ficção científica há muitos anos-luz atrás.

HQ: Irmandade

Leia a primeira parte da HQ Animada “Irmandade”: uma história misteriosa e cheia de acontecimentos sobrenaturais que circulam a vida de um casal de irmãos, Laura e Lucas.

Universo Desconstruído

A editoria “Propulsão” da Antimatéria divulga trabalhos independentes relacionados a FC. Na edição #42, conheça, entenda, se divirta e colabore com a “Universo Desconstruído”, uma coletânea de ficção científica feminista brasileira.

(por Aline Valek e Lady Sybilla)

FC e o Mercado Editorial

“Por que eu nunca ouvi falar de FC brasileira antes?” “Por que a FC brasileira não é tão grande quanto a americana?” Já que “porque sim” não é resposta, entenda melhor a relação da ficção científica com o mercado editorial nacional.

(por Roberto Causo).