was successfully added to your cart.

Parece que março é um mês de grandes autores da ficção científica. Depois do aniversário de William Gibson, no dia 17, hoje é o aniversário de Kim Stanley Robinson, mais conhecido pela “Trilogia de Marte”, uma série ganhadora de diversos prêmios, incluindo o Hugo Awards e o Nebula Awards, em que narra-se a colonização do planeta Marte através dos séculos. Com incrível precisão de detalhes, o autor descreve o processo de “Terraformação” do planeta, que transforma sua atmosfera até então hostil à vida humana para algo muito parecido com a atmosfera terrestre. A série divide-se em três livros: Marte Vermelho, Marte Verde e Marte Azul, cada um correspondendo ao estágio de “Terraformação” de Marte.

A obra de Robinson é fortemente caracterizada pela relação entre política, cultura, ecologia e sustentabilidade. Sugere alternativas ao capitalismo moderno, como um sistema econômico mais democrático, centrado nos trabalhadores e cooperativas, em detrimento ao poder centrado em grandes corporações. No mundo de Robinson, a humanidade está em constante esforço para obter melhorias, o que caracteriza seu trabalho como uma ficção Utópica (em contraste com a Distopia, presente na grande maioria das publicações de ficção científica) . Seus heróis são frequentemente retratados como cientistas, que exercem papel fundamental na tentativa de “consertar” o mundo.

Infelizmente, nós aqui da Antimatéria não encontramos edições em português da obra de Kim Stanley Robinson para sugerir (fica a dica editoras!), apenas as edições importadas, em inglês ou espanhol. Se algum leitor souber de algum livro dele em português, por favor nos avise e listamos aqui :)

Sobre Antimateria

A Antimatéria é um site criado e mantido por quem ama ficção científica e adora falar sobre isso.

4 comentários

Deixe seu comentário

Próxima postagem